terça-feira, agosto 26, 2008

Diário de Viagem de um Parayba – Parte 8

27/12/2006 - ITABAIANA/SE - Solenidade com a Associação Olímpica Itabaiana, primeiras noites dormidas (ou não) em Itabaiana, Ônibus incendiado...



Subúrbio Carioca em Solenidade de Posse de Diretoria do Itabaiana/SE
Finalizado o treino voltei à casa de tia Maria. Antes, parada para pastéis com caldo de cana num trailer em frente ao estádio, pastel assim é tudo de bom, igual a pastel de feira, não tem melhor. Tomei banho, jantei deliciosamente cuzcuz, café e pão com queijo... Fui ao encontro da Guia-Lorena e partimos ao evento de posse da nova diretoria da Associação Olímpica Itabaiana, no auditório do Clube dos Diretores Lojistas (CDL) da cidade. No caminho passamos pelo mais importante colégio da cidade, o Murilo Braga, e minha mãe estudou nele e o avó de Lorena lecionou Latim. Uma vez vi a caderneta escolar da minha mãe e lá constava aulas de Latim, pensei: “Será que o avô de Lorena foi prof. da minha mãe?” Dizem que o mundo é pequeno, se for verdade Itabaiana é menor ainda. Mas não acredito num mundo pequeno, para mim o mundo é grande, mas FAÇO o mundo ser pequeno para girar ao MEU redor.

Na CDL fui apresentado ao então presidente do Itabaiana algo tipo:
Lorena: Oi!
Presidente: Olá menina!
Lorena: Lembra que lhe falei que tinha um torcedor do Itabaiana no Rio de Janeiro que tinha feito à comunidade do time na internet? Ele é esse aqui ó.


Todo mundo se espantava: “Como assim você é do Rio e torce para o Itabaiana?” Falava da minha família e o povo entendia o fato de ser Tricolor da Serra! Conversei com o presidente e ele me agradeceu e perguntou onde eu morava no Rio, ao saber que era em Mal Hermes me disse que morou em Nova Iguaçu e passava diariamente por Marechal, em seguida me apresentou ao novo e atual presidente do Clube e à Lorena a um dos goleiros do time.
Nesse momento um senhor entra no auditório vestido com uma camisa do Flamengo (fato normal em qualquer lugar do mundo) e o então presidente diz:
“O fulano que camisa é essa?” Comentei que a camisa era bonita e o presidente diz: “Camisa bonita é essa!” E aponta para uma camisa do Itabaiana.

A ficha caiu e pela primeira vez em muito tempo estava num ambiente onde as pessoas tinham FLAMENGÃO, viasco, bostafogo, fluminado, palmedas... como segundo time e não primeiro como é o costume. Naquele local a certeza era quase que unânime, o ITABAIANA ERA O MELHOR TIME DO MUNDO!

Eu, Lorena e o goleiro nos acomodamos à espera do inicio, percebi que iria produzir melhores fotos longe dos assentos e fiquei em pé. O auditório encheu de torcedores, jornalistas, políticos, atletas, ex-atletas e personalidade locais.

O evento teve início e o Presidente fez um balanço da sua gestão, conquistas, finanças... Em certo momento um senhor o interrompe e lembra que ele esqueceu da (então) recente conquista do clube o título da Copa do Governador 2006, passaporte para o time disputar a Copa do Brasil 2007. O senhor era o maior Ídolo da história do time, o craque Justinho.
O Pres. concordou e acrescentou que o time disputou Copa SP de Juniores.

Além da apresentação da nova diretoria, comissão técnica e elenco 2007, uniforme e foi apresentada a novidade do clube. O Site do Itabaiana.
Os criadores foram exibindo o site e explicaram que o mesmo não era só do time, mas sim da história da cidade, e assim descobri que Itabaiana tem a MAIS ANTIGA FILARMONICA DO BRASIL EM ATIVIDADE.

Os webmasters comentaram que graças ao site, itabaianenses que moram em outras cidades e até nos EUA entraram em contato buscando notícias da terra da cebola. E então fui apresentado aos presentes, mais ou menos assim:

Webmaster: “Inclusive gostaria de mencionar que temos a ilustre presença do criador da comunidade do Itabaiana no orkut, ele é carioca e mesmo morando no Rio de Janeiro criou uma comunidade no Orkut para o nosso time”

Havia cerca de 200 pessoas no local, estendi um dos braços fazendo sinalzinho da paz e recebi calorosas palmas, acho que a maior de todo o evento e novamente provocou aquele questionamento nos presentes: Como pode alguém torcer pelo Itabaiana morando no Rio de janeiro?


Finalizado o evento, geral foi convidado para o jogo da noite seguinte: ITABAIANA/SE X Atlético de Alagoinhas/BA. Ocasião da inauguração da nova iluminação do estádio. As pessoas já se retirando do local, ou em direção ao coquetel oferecido pelo clube, quando um senhor de no mínimo 60 anos veio lá do fundo em minha direção, me cumprimentou e disse que ao saber que eu era do Rio e torcedor do Itabaiana, tinha sido o motivo das palmas mais fortes que ele bateu no evento. Não teve jogador, site, político ou outra coisa que o fizesse bater palmas mais forte. Um misto de orgulho e felicidade estampava o sorriso daquele senhor. Viver aquilo mexe com o MEU EGO até hoje e compensou as críticas por criar a comunidade no Orkut do Itabaiana, como ser chamado de MALUCO e as raras participações no inicio da comunidade.


No coquetel, só usufruir de refrigerantes. Na dúvida é melhor não ariscar e comer um salgado com cara de bolinha de queijo, mas recheado de animais mortos. Conversei com o João Batista do site
SE LIGUE meu portal de notícias de Itabaiana no Rio, e com radialistas das principais rádios da cidade, a Princesa da Serra e Capital do Agreste que me convidaram para entrevistas, um deles era Roberto Carioca que tem Carioca como apelido por ser de Nova Iguaçu, ou seja, subúrbio do Rio sempre presente.

Finalizado o coquetel levei Lorena em casa, e ela parecia mais preocupada com a minha segurança do que eu com a dela. Eram por volta das 23 hs, basicamente a cidade dormia, coisa típica do interior, nem barulho de TV ouvia-se e apenas um ou outro barzinho aberto, mesmo assim com poucos clientes. No portão de casa, Lorena ficou inquieta com dois adolescentes correndo na esquina. Eu não tava nem ai! Afinal moro no Rio de Janeiro e não vejo essa violência toda que dizem existir na cidade maravilhosa. Como já contei aqui na série da viagem a Sergipe, se teve uma coisa que fiz em Sergipe foi desmistificar que o Rio é um lugar violento, e confesso que estava conseguindo mostrar que essa violência toda é coisa da mídia (e é mesmo), porém...

Ônibus incendiado...

Voltei para casa da minha tia, a principio a idéia era dormir na cidade vizinha de Campo do Brito, mas àquela hora já não havia transporte e optei por Itabaiana depois de quase 20 anos sem dormir na cidade. Tive que acordar minha tia para abrir a porta e da calçada ouvia o som de um rádio meio fora de sintonia tocando música. Fui dormir no sofá, fazia calor e por isso a porta do quintal ficou aberta para ventilar a casa, por conta disso fiquei paranóico de algum bicho tipo escorpião, aranha... Me morder enquanto dormia, mesmo com calor me enrolei ao maximo por medo. O grande barato da noite foi que voltei no tempo rumo aos anos 80 quando minha mãe me levava para Itabaiana e dormia por lá ouvindo o rádio do meu primo Testa a noite toda, sempre meio fora de sintonia. Aquilo provava que alguns sentimentos não mudam com os anos ou com os aparatos tecnológicos. Mas como estava dizendo...
De certo modo conseguia desmistificar a imagem violenta do Rio. Mas foi ai que dormindo e acordando o tempo todo ouvindo naquele rádio fora de sintonia, uma espécie de “O Globo no Ar” local que usava a música “Aries” do Vangelis como tema. Durante as noticias nacionais o Rio de Janeiro era o foco principal:

“MADRUGADA VIOLENTA NO RIO DE JANEIRO COM ÔNIBUS INCENDIADOS, TROCA DE TIROS...”

Naquela hora bateu uma decepção em ser carioca, pois enquanto estava a 2000 km defendendo a Cidade Maravilhosa, uns manés estragavam meu trabalho, por interesse político. Na época foi comentado que os ataques eram um recado do trafico aos políticos eleitos e que tomariam posse em alguns dias.

E no Proximo capitulo...

NAMASTÊ!

MICHAEL MENESES!